
Pintar kits Gunpla com um aerógrafo pode dar-lhes uma força extra. Mas, apesar de todos os benefícios que acompanham estas técnicas, também há desvantagens a ter em conta. Junte-se ao Megaplamo enquanto ele explica como e porquê evitar a temida textura de tinta “casca de laranja”.
Gunpla é liberdade. Pode fazer o que quiser. No entanto, por vezes é bom conhecer as regras antes de as quebrar. Todos cometemos um erro e depois chamamos-lhe “intemperismo”. Conhecendo as melhores práticas, pode personalizar o Gunpla propositadamente, e não por acidente.
Ao iniciar a aerografia, um dos primeiros desafios que terá é conseguir um bom acabamento e isso significa evitar um resultado de pintura desagradável conhecido como “casca de laranja”.
O que é a casca de laranja? Sabe como a casca de uma laranja tem uma superfície porosa e irregular? Mesmo sendo tudo da mesma cor, pode ver a sua textura manchada. Pode ficar bem numa fruta, mas não é algo que deseje num modelo de plástico. A casca da laranja é difícil de fotografar, mas pode vê-la nas zonas refletoras da colher pintada abaixo:

A melhor forma de evitar a casca de laranja é configurar o aerógrafo corretamente antes de começar a pintar. Isto irá variar de acordo com o tipo de tinta que está a utilizar.
As três coisas a ter em conta são:
- A viscosidade da sua tinta.
- PSI (pressão do ar) no seu compressor.
- Tipo de tinta que está a utilizar (à base de água ou solvente).
- Tipo de acabamento da pintura (mate/plano, acetinado/semibrilhante ou brilhante).
Para este tutorial, vou utilizar tinta semi-brilhante com o meu aerógrafo Badger Patriot 105. Vou mostrar dois exemplos: um de tinta à base de água e outro de tinta à base de solvente.
Também precisará de:
- Manómetro
- Coletor de humidade ou filtro coletor de água
- Diluente para aerógrafo Vallejo**
- Melhorador de fluxo de tinta Vallejo*
*Ou um produto similar da marca da sua preferência. Estes são os produtos que usei.
Como evitar a casca de laranja com tinta à base de água
Se utilizar tinta à base de água, como Vallejo, Citadel ou Army Painter, terá de aumentar a pressão para 30 PSI (cerca de 2,06 Bar). Isto porque a tinta tem uma elevada viscosidade e para atomizá-la adequadamente é necessária mais pressão. Utilize duas gotas de diluente e duas gotas de melhorante de fluxo por cada 10 gotas de tinta. Isto irá retardar o tempo de secagem e permitir que os pigmentos assentem e sequem suavemente.
Usei o diluente e melhorador de fluxo da Vallejo para tintas à base de água porque funciona com as marcas que mencionei acima. Note que algumas tintas à base de água afirmam que pode colocá-las diretamente no copo do aerógrafo sem diluir. Embora isto seja verdade, terá dificuldade em lidar com a tinta que obstrui o seu pincel e o resultado não será tão suave.

A melhor prática para um acabamento suave e uniforme é ir devagar. Não, ainda mais devagar do que isso! Nas minhas fotos vão reparar que a minha primeira demão quase não altera a cor da colher.

Continue a construir as camadas, uma de cada vez, parando alguns segundos entre cada ronda. Irá notar que os pigmentos estão a ser pulverizados muito finamente e à medida que constrói as camadas, o resultado final é um acabamento acetinado muito fino. Neste exemplo, utilizei o Vallejo Electric Blue.
Ora, aqui está um exemplo do que NÃO fazer. Se pulverizar tinta à base de água a pressões mais baixas do que as recomendadas e sem diluente e melhorador de fluxo, a tinta irá salpicar e criar uma textura ondulada que não deseja.

Pode ver que com baixa pressão a tinta sai irregular e algumas manchas. À medida que se continua, a situação só piora e resulta na textura de casca de laranja.
Outro problema a ter em conta com a tinta à base de água: tende a secar na ponta da agulha, fazendo com que a tinta seja pulverizada de forma irregular. Verifique a ponta do aerógrafo com frequência e mantenha à mão um cotonete embebido em diluente. Limpe suavemente a agulha quando isso acontecer. Verá que este não é um problema tão grande com as tintas à base de solvente.

Como evitar a casca de laranja com tinta à base de solvente
Ao utilizar tinta à base de solvente, como Mr Color ou Tamiya, vai querer diminuir a pressão para 15 psi (cerca de 1,03 bar) e adicionar um diluente de nivelamento de laca.O diluente de laca Tamiya funciona bem, mas o diluente Mr Color Leveling Thinner é dourado se o conseguir encontrar.

Embora o Tamiya seja considerado acrílico, também é à base de solvente, o que causa muita confusão. Os pigmentos são acrílicos e a base é um solvente alcoólico. É por isso que a Tamiya vende solventes de acrílico e laca para as suas tintas, e que pode usar o Mr Leveling Thinner com a Tamiya. Na verdade, a água decompõe a tinta Tamiya – facilitando a limpeza, mas problemas graves se utilizar água para a diluir no aerógrafo.
Para este exemplo irei utilizar Mr Color Gundam Color “Char’s Red.”
Vá devagar e construa a sua tinta em várias camadas. Como as lacas têm uma viscosidade mais baixa do que as tintas à base de água, não precisará de tanta pressão para as atomizar.

Repare como os pigmentos ficam finos quando pulverizo. O acabamento acetinado final deve ser semelhante ao da colher da imagem da direita.
Tenha em mente que demasiada pressão (>20psi) fará com que fique granulado e tenha uma textura semelhante a areia, semelhante à casca de laranja e igualmente indesejável!

Ambos os exemplos utilizam tinta acetinada ou semibrilhante. Quando se trata de tinta brilhante, vai querer fazer as coisas de forma ligeiramente diferente. Continuará a usar uma camada mais fina, mas comece com uma camada de névoa – uma camada leve e arejada que parece enevoada como o nome – e termine com uma camada húmida – uma camada mais espessa que parece brilhante e húmida à medida que passa, mas não tão espessa que a tinta pinga e se acumula. Para tinta mate, utilize várias camadas de névoa e, em seguida, várias camadas semi-húmidas.
Seja qual for o tipo de tinta que estiver a utilizar, aqui ficam alguns conselhos universais: não permaneça no mesmo lugar durante muito tempo e certifique-se de que vai para um local diferente quando vir a luz refletida na superfície. É muito para recordar, mas a prática leva à perfeição. Ajuda experimentar a quantidade de tinta e pressão necessária para obter estas camadas variadas!
Abaixo está um exemplo de uma camada brilhante. Na verdade, pode ir ainda mais longe utilizando um composto de polimento, mas este é um assunto mais adequado para um tutorial diferente.

Eis uma camada de tinta com acabamento mate:

Se cometer um erro, tem duas opções: pode tirar a tinta e começar de novo, ou pode “esconder o seu pecado” (não se sinta mal; todos os modelistas o fazem) pulverizando uma camada transparente brilhante, fazendo todo o trabalho de forro do painel e decalque e, em seguida, pulverizando uma camada transparente mate sobre o acabamento deficiente. O mate é um acabamento rugoso que pode esconder manchas e é também um acabamento mais “realista”. Isto funciona na maioria das vezes e poupa tempo e dor de cabeça ao remover a tinta. A desvantagem é que perde algumas opções de personalização, ficará restrito a um acabamento mate e não conseguirá obter um acabamento acetinado ou brilhante mais tarde. Se o acabamento for demasiado áspero como na primeira imagem deste tutorial, não conseguirá fazer a linha do painel e isso poderá afetar os seus decalques, por isso use o seu bom senso se se encontrar nesta situação.
Esta é a mesma colher do início do tutorial com um verniz mate por cima.Como pode ver, não é perfeito, mas definitivamente melhorou e é aceitável.

Em suma, a melhor coisa que pode fazer é ir à loja do dólar e comprar o maior pacote de colheres que conseguir encontrar e começar a trabalhar. É um investimento de um pouco de tempo e pintar colheres é muito aborrecido, mas vai valer a pena. Os acabamentos mate são geralmente os mais fáceis de trabalhar. O acetinado é um pouco mais duro e o brilho é o mais complicado porque o brilho mostra tudo, mas com um pouco de prática conseguirá o que pretende com a pintura.
Tentei manter este artigo curto e direto, mas se quiser aprofundar mais o tema da aerografia, recomendo vivamente Aerografia para modeladores à escala de Arron Skinner. É um dos melhores livros sobre modelação que tenho.
Como sempre, lembre-se de ficar seguro e usar um respirador com classificação de vapor orgânico e proteção para os olhos ao fazer aerografia. Mesmo com tinta à base de água. Trate os seus pulmões com amor e respeito.
Se decidir utilizar tinta à base de água e solvente no mesmo projeto, certifique-se de que limpa bem o pincel antes de trocar entre eles. Reparei enquanto escrevia este tutorial que o diluente solvente faz com que a tinta à base de água coalhe. Quando isso acontecer, o seu aerógrafo ficará entupido ou começará a pulverizar pedaços.
Tenha em mente que no final do dia isto é para se divertir, por isso não se estresse muito se o seu acabamento não for perfeito. O meu objetivo aqui é mostrar-lhe como conseguir o que pretende com o seu aerógrafo.
Se gostou deste artigo, partilhe-o com outro construtor Gunpla ou deixe um comentário.
Megaplamo constrói modelos de plástico desde 2001. Quando não está a construir, toca guitarra, anda de bicicleta e viaja. Vive perto da costa do Golfo do Alabama, onde ele e a sua mulher estão a ensinar os seus dois gatos a tornarem-se membros produtivos da sociedade. Pode seguir @megaplamo no Instagram para projetos atuais, projetos concluídos e dicas de construção do Gunpla.
