Gunpla Grade and Scale 101

Table of Contents

O Gunpla é mais divertido quando escolhes um modelo que corresponde ao teu nível de habilidade. Felizmente, encontrar o modelo perfeito para ti é fácil, já que a categorização do Gunpla é quase uma ciência.

A Bandai, a empresa que fabrica todos os modelos de Gunpla, categoriza-os de duas maneiras — por Grade e por escala.

A Grade refere-se não só ao nível de mestria necessário para completares o teu Gundam, mas também à precisão das peças individuais. Um Gundam de uma Grade muita detalhada será mais fiel à realidade, ou melhor, fiel à forma como aparece na série. No entanto, também será o mais difícil de montar. Aqui está uma lista das Grades e escalas mais comuns que vais encontrar:

Super Deformed

Ou “SD” para abreviar. Feitos para parecerem robôs pequenos e estilizados, estes modelos têm o menor número de peças e o menor tamanho de todos.

Super Deformed EX Standard

Lançada em 2015, esta linha é um tipo de kit SD que oferece mais possibilidade de poses e proporções ligeiramente mais realistas. Os seus acessórios são grandes o suficiente para serem usados de forma intercambiável com os modelos High Grade.

Super Deformed Cross Silhouette

Lançada em 2018, esta linha de kits SD inclui tecnologia de estrutura interna semelhante à da linha Real Grade. Como resultado, estes kits podem ser montados com uma de duas proporções de estrutura interna: uma “SD” de 8,5 cm, semelhante à linha SD clássica, ou uma estrutura “CS” mais alta, de 9,5 cm. Muitos kits deste grau incluem ambas as estruturas, mas também são vendidos separadamente.

High Grade

O próximo nível. Acredites ou não, o nome surgiu porque a Bandai começou a lançar estes modelos em 1990 como os mais complexos e intrincados que ofereciam. Quando descobriram que havia procura por uma precisão ainda maior, começaram a lançar Grades de modelos cada vez mais complexos. Hoje, estes já não são considerados complexos e são excelentes opções para iniciantes em Gundams.

RE/100

Anunciada em 2014, a Grade Reborn 100 Gundam também tem a sua escala no nome. Geralmente abreviado como RE/100, esta Grade tem um nível de complexidade semelhante ao de um High Grade, facilitado pelo facto de todas as peças serem maiores, resultando num produto final em escala maior.

Real Grade

Uma Grade lançada em 2010, inclui um esqueleto interno sob as peças superiores em forma de placas. A estrutura interna torna-o mais articulável, enquanto a escala típica de 1:144 o torna mais intricado. São modelos tão difíceis de montar quanto os Master Grade. Hoje, os construtores valorizam a complexidade e o detalhe combinados com a escala reduzida dos Real Grade, que muitas vezes esgotam rapidamente.

Master Grade

Lançados em 1995, estes modelos são complexos sem serem excessivamente caros. Na nossa opinião, estes kits frequentemente maiores (geralmente à escala 1/100) tiveram as maiores melhorias ao longo do tempo. Quanto mais recente for o modelo, mais fácil será criar um Master Grade bonito com menos tempo e menos habilidade. No entanto, como o nome indica, é melhor ter concluído alguns outros modelos antes de iniciar um destes.

Perfect Grade

Não se pode ser mais preciso do que isso. Ou mais caro! Estes são os modelos maiores e mais detalhados de todos. Se não acha que construir um destes é um desafio, inscreva-se na Gundpla Builders World Cup agora mesmo!

A seguir, vamos passar à escala. Os kits Gunpla vêm normalmente em várias escalas, com base na forma como o modelo seria comparado a um Gundam real. Existem vários modelos que desafiam esta escala, mas são em menor número e mais afastados entre si. Eis as escalas mais comuns que verá no mundo de Gunpla:

  • 1/144: A escala mais pequena disponível. Fiquei surpreendido quando fiz o meu primeiro Gundam neste tamanho e a sua cara era apenas do tamanho da minha unha do polegar. Parecia muito maior na caixa. Tenha em conta que só porque 1/144 é o tamanho mais pequeno, não significa que seja sempre o menos detalhado. Os modelos Real Grade e High Grade estão disponíveis nesta escala.
  • 1/100: O tamanho seguinte acima. Ando de olho em alguns modelos que vêm neste tamanho. Os modelos Master Grade vêm nesta escala, assim como os Reborn-One Hundreds.
  • 1/60: Pode obter menos detalhes com High Grade ou ir até ao fim com Perfect Grade, mas ninguém vai perder algo deste tamanho na sua prateleira.
  • 1/48: Isto é vulgarmente conhecido como Mega Size. É enorme, mas existem apenas alguns kits disponíveis, por isso não o vê com muita frequência.
  • 1/12: São geralmente utilizados para exposição em lojas especializadas. De vez em quando, chega um ao mercado no valor de 3.400 dólares ou mais!
  • 1/1: Tudo bem, não pode fazer um destes, mas pode ir vê-lo ao Japão!
  • Fora de escala: Tudo o que não esteja dimensionado em relação às especificações do programa. SD Gunpla enquadra-se quase sempre nesta categorização.

Vamos dar uma vista de olhos a algumas destas Grades e escalas alinhadas uma ao lado da outra:

grade_scale

Então pergunte-se: qual dos Gundams da foto foi o mais difícil de construir? NÃO foi Victory Gundam (nota alta 1/60). É fácil cometer este equívoco porque os modelos Gundam mais difíceis do mercado – os Perfect Grades – são quase sempre à escala 1/60.

Mas, como sabemos agora, a escala não tem nada a ver com dificuldade. A nota determinará sempre quantas peças compõem um modelo e, portanto, quão difícil será a sua construção.

O verdadeiro durão do grupo é Crossbone Gundam (Master Grade 1/100). Como Master Grade, tem o maior número de peças, e essas peças foram fabricadas com a melhor qualidade. Por exemplo? Crossbone tem dedos funcionais que podem segurar armas como uma mão real.

Note também que Crossbone é mais pequeno do que muitos Master Grades podem ser, porque no mangá Crossbone Gundam, era um Gundam especialmente pequeno.

Abaixo, alinhei vários Gunpla de alto grau, escala 1/144. Cada um deles tem exatamente a mesma escala, mas são todos de tamanhos diferentes, porque os Gundams do programa eram de tamanhos diferentes! Podes dizer aqui que os mechas do G Gundam eram bem mais pequenos que os do Gundam Unicorn. Também parece que os Gundams ficaram maiores com o tempo!

high_grade_144_169

Assim, para resumir: repare sempre na Grade do Gunpla antes da escala. A nota determina a dificuldade e a precisão (já para não falar do preço!) e terá momentos difíceis como principiante se fizer do seu primeiro modelo uma Master Grade ou superior.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

Solucione os problemas do seu Gunpla:
Solucione os problemas do seu Gunpla:
O cuidado e manutenção de Gunpla: